Arquivo
Reinvindicação skatistas de Feu Rosa (O maior bairro da cidade de Serra - Espírito Santo)
Não é difícil de ver pelas ruas, pessoas de diversas faixas etárias em cima de um skate dando um “role” pela cidade. Isso porque o Brasil é a segunda maior potência mundial nesse esporte não só pela prática, mas também pela produção e consumo de peças, roupas, calçado e tudo que engloba esse universo.
Nesse sentido, nos perguntamos: Porque não valorizar o skate, construindo espaços próprios para a prática desse esporte que vem a cada dia socializando e resgatando pessoas em todo o país?
Mas ao contrário do que seria o correto, o que se vê por todos os lados são praças que tem 3,4 quadras de futebol (futsal) e, nenhum espaço para o skate, (porque que para ter um espaço para skatistas é preciso esperar anos pela prefeitura, ou fazer protestos para que se construa um espaço apto, enquanto que para se conseguir uma quadra de futebol, basta se pensar em uma praça, que já está inclusa uma?), o que obriga os skatistas a procurar outras áreas públicas, o que torna um risco a sua integridade física, já que ora são denunciados por moradores, ora são surpreendidos por ações policiais nada amistosas. E, muitas vezes quando constroem um espaço que dizem ser para os skatistas, o fazem com uma baixa qualidade que, algumas nem são visitadas pelos praticantes.
Esses dados citados acima é apenas uma tentativa de chamar a atenção dos governantes para um problema que é comum em qualquer cidade do Brasil. Mas dessa vez iremos tratar de um local em especial:
A Pracinha principal do bairro FEU ROSA, na cidade de Serra – Espírito Santo.
Os skatistas locais vêm por meio do DNA Urbano protestar pela falta de respeito que duram vários anos.
Segundo eles, uma pista (se é que dá para chamar de pista) que já foi palco de vários campeonatos de skate quando ainda estava em boas condições, hoje não merece nenhum tipo de investimento por parte dos skatistas. Quem pensa em comprar um “carrinho” novo sabendo que em um mês o mesmo estará todo danificado? Por enquanto, o único obstáculo que nós não temos, é aquele feito para a prática de manobras, pois de outros obstáculos estamos cheios: Falta de um espaço digno para a prática, ter que comprar até corrimões com dinheiro do próprio bolso, entre outros inúmeros obstáculos!
A Serra (cidade) parece que só dá valor ao futebol, os políticos têm que aprender que não é só pelo futebol que incluímos socialmente os jovens, porque eles não abrem os olhos para enxergarem outros esportes? Todo esporte inclui socialmente um jovem, por que nós temos que fazer essa burocracia toda? Seria o preconceito a culpada por todo esse descaso?
Na cidade de Serra, vários bairros tem um espaço apropriado para a prática do skate, já Feu Rosa, o maior bairro da cidade não tem?
Peço que a prefeitura, por favor, se coloque no lugar desses jovens que querem praticar um esporte.
Em nome de todos os skatistas que se sentem abandonado pelos órgãos públicos fica registrado aqui o protesto.
Uma imagem vale mais que mil palavras, nesse caso, vale a pena conferir!
Essa matéria foi sugerida pelo atleta e fotógrafo Kaleb Times (autor das fotos que ilustra a matéria) que além de representar o skate capixaba, agora faz parte da equipe DNA Urbano, como o fotógrafo esportivo oficial.






